Banda ou DJ?

Publicado por Joyce

04/09/2010


Foto: Jimena Roquero Weddings - Via Once Wed

Pontos que devem ser avaliados na hora de optar por Banda ou DJ.

Duração da festa: Se o planejamento envolver apenas um coquetel com duração de no máximo duas horas o ideal é DJ. Agora se a idéia é ter uma recepção de 4/5h a banda pode ser uma boa opção.

Orçamento: O preço de uma Banda costuma ser mais caro que o de um Dj. É só observar a quantidade de integrantes, trocas de roupas e equipamentos da banda e comparar. Sem falar no ECAD. Se o orçamento estiver reduzido opte pelo DJ.

Agora se o que você busca é animação fique com a banda, pois é praticamente um consenso que banda deixa a festa infinitamente mais divertida. Há casais que além da animação e do orçamento valorizam a elegância no evento. Neste caso, a Banda é a melhor opção, já que o DJ dá à festa uma característica informal.

Na dúvida fique com os dois (se o orçamento permitir, claro!). rs

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Por onde começar?

Publicado por Joyce

04/09/2010

Foi lembrando a angústia de várias noivas que conheci e pensando em ajudar muitas outras que subirão ao altar que elaborei este tutorial com os passos iniciais de como organizar um casamento.


Imagem: © Nyul | Dreamstime.com

1 - Conversa com o noivo: Já vi muitas noivas querendo uma mega produção enquanto o noivo gostaria de uma festa intimista. Já vi noiva que fazia questão de ter um fotógrafo badalado que faz fotos incríveis enquanto o noivo queria só um registro básico do evento ou vice versa.

Para que os preparativos do casamento não sejam um verdadeiro estresse na vida do casal recomendo agir da mesma maneira que agimos nos negócios, negociando. Por isso, acho bacana utilizar a fórmula da administração 5W2H para conversar com o noivo e definir tudo o que os dois gostariam na celebração e comemoração do casamento. No início a conversa pode até ser maçante, mas depois vocês verão que foi a melhor coisa que fizeram. Essa fórmula nada mais é do que um checklist de tudo o que o casal quer e como irá fazer. O nome desta “fórmulinha” surgiu da união das primeiras letras dos nomes (em inglês) das etapas utilizadas no processo. No casamento ela serve de pauta pra conversa com o noivo e determina como serão as próximas etapas do preparativo. Funciona assim:

2 - Passo-a-passo:


5W

1. What? O que será feito:
Aqui vocês começam a falar sobre o porte da festa e o que cada um valoriza mais. Ex. Comida e bebida boa + boa música, ou Decoração + fotografia artística, etc... Com base nestas informações as etapas seguintes são definidas.
 

2. Why? Por que será feito assim?
Esta etapa acontece em paralelo com a anterior. Aqui o casal discute e negocia o porquê do tamanho da festa. Ex. se for festão é porque os dois têm muitos amigos ou a festa de casamento pode estreitar vínculos profissionais com parceiros ou o sonho do casal (ou de um dos noivos) sempre foi ter uma mega festa, etc... Nesta etapa é hora de fazer concessões e ceder um pouquinho se necessário. Acredite é melhor fazer isso antes que deixar para discutir coisas básicas na frente do fornecedor.
 

3. Where? Onde será realizado?
O casal prefere igreja, campo, praia ou casar no buffet?Depois de decidido começará a busca pelo lugar que atenda melhor as expectativas dos noivos.
 

4. When? Quando?
A época do ano e o dia é outro fator importantíssimo. De setembro a dezembro as datas são muito concorridas e em muitas igrejas e espaços é preciso reservar com no mínimo 1 ano de antecedência.
 

5. Who? Por quem será feito?
O casal pode optar por contratar uma assessoria, se isso ocorrer, as etapas anteriores servirão de briefing para a assessora. Os noivos podem também optar por organizar tudo sozinhos e contratar uma assessoria apenas para o cerimonial do dia. A assessoria e cerimonial para o dia é essencial. É a garantia que tudo sairá conforme planejado pelos noivos.
 

2H

6. How? Como será feito? Em que ordem? Quem contratar primeiro?
Nesta etapa é interessante priorizar a contratação do que foi definido na etapa 1 (itens que o casal faz questão de ter) depois de fechado a data e local do evento. Vale lembrar que sérico de Buffet, fotógrafo, coral e banda/DJ são fornecedores muito procurados que nem sempre têm a data disponível. Se o casal faz questão de estes itens tem que fechar com antecedência.
 

7. How much? Quanto?
Aqui é definido o orçamento do evento com base na realidade de mercado. Por isso, se o casal não tiver uma assessoria é recomendável orçar os principais itens antes mesmo de marcar a data para não ter surpresas no caminho.
 


 

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Escolhendo a data

Publicado por Joyce

04/09/2010

Na hora de marcar a data alguns detalhes devem ser levados em consideração, são eles:

Meses do ano:

De setembro a dezembro é a época que mais tem casamentos, pois é quando começa a primavera e as flores usadas na decoração estão com preços mais atraentes. Além disso, muitos casais aproveitam para emendar o casamento com as férias de fim de ano. Por isso, é recomendável fechar os principais itens do casamento com muita antecedência.

Depois da igreja e do espaço para recepção os principais fornecedores que deverão ser contratados são aqueles que dependem de data como o serviço de Buffet, o coral, a banda ou DJ, a foto e o vídeo e o decorador.

Os meses de janeiro e agosto são períodos em que há poucos casamentos. Por isso, alguns espaços conseguem fornecer um desconto em cima do preço de tabela para casamentos nestes meses.

Vale lembrar que não são todos os estabelecimentos que trabalham com esta prática. Além disso, itens como foto e vídeo e decoração dificilmente entram neste “esquema”.


Maio
, por ser primavera nos Estados Unidos, é considerado o mês das noivas, pois é o mês com maior número de matrimônios na terra do tio Sam. Nós, brasileiros, trouxemos este conceito de lá, por isso, também batizamos maio como o mês das noivas, muito embora, a maior parte dos casamentos no Brasil aconteça no segundo semestre.


O que poucas pessoas sabem é que a decoração para quem casa em maio costuma ser mais cara que nos demais meses, tendo em vista que há uma demanda maior por flores neste período devido ao dia das mães e dia dos namorados.

Dias da semana:

Os dias mais concorridos são os sábados e as vésperas/emendas de feriados. Engana-se quem pensa que casar na segunda quando o feriado é na terça contrata prestadores de serviços mais barato. Sim, não foi só você quem teve esta idéia.

Os dias mais concorridos são os sábados e as vésperas/emendas de feriados. Engana-se quem pensa que casar na segunda quando o feriado é na terça contrata prestadores de serviços mais barato. Sim, não foi só você quem teve esta idéia.

Cuidado ao marcar a data do casório para a sexta-feira. Vale lembrar que a maior parte dos seus convidados trabalham e, se chegar em casa com o trânsito de São Paulo já é difícil, imagine então ir pra casa, se arrumar e depois correr para a cerimônia. Se optar por casar na sexta marque a cerimônia para às 20h30 se for na igreja ou às 21h00 se for em espaço.

Domingo é um dia bem menos concorrido. É indicado para quem casa no período da manhã e serve um brunch ou almoço.

Domingo também é um bom dia para mini weddings.

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Cerimonial para igreja Nossa Senhora do Brasil

Publicado por Joyce

04/09/2010

Não existe um modelo padrão de cerimonial para casamentos católicos. Em geral, cada igreja estipula o que funciona melhor em sua paróquia. Por isso, nós da assessoria “Mariée” sempre entramos em contato pra checar se a igreja determina uma norma padrão de cerimonial. Só assim conseguimos ensaiar (sem erros) o cortejo com noivos, pais e padrinhos.

Para facilitar a vida de noivas e assessoras, a igreja Nossa Senhora do Brasil disponibilizou em seu Guia de Noivos 2010 desenhos que ilustram o cerimonial a ser seguido no dia. Não é o máximo?

Se o seu sonho é casar lá, olhe a ordem do cortejo e vá ensaiando...rs

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Casamento X Estações do ano

Publicado por Joyce

04/09/2010


Imagens: www.sxc.hu

Casar no Verão:

Alegrias

Por morarmos em um país tropical a maior parte dos vestidos encontrados nas lojas são modelos indicados para temperaturas mais quentes. Em geral, os vestidos de noivas de modelos tomara que caia e alcinhas são os mais vendidos.

Se você tiver um estilo moderno poderá usar um modelo curto. Essa vantagem só as noivas que casam na primavera/verão têm.

Dificuldades

Se o casamento for em espaço aberto (na praia - pé na areia - ou no campo) é necessário atentar-se com relação a maquiagem. A falta do ar condicionado aliado a alta temperatura e a animação na pista de dança faz com que as pessoas, inclusive a noiva, fiquem suadas muito mais rápido. Até aí tudo bem o chato é que nas fotos do casamento isto ficará evidente. O photoshop ameniza, mas não tira todo o excesso de suor nas imagens.

Dicas:

- Distribuir leques e garrafinhas de água para os convidados se refrescarem;

- Oferecer muitos drinks geladinhos;

- Sorvetes ou potinhos fofos com salada de frutas no meio da festa também é uma boa pedida.


Casar na Primavera

Alegrias

Casar na primavera é uma boa pedida, pois há muitas opções de flores para utilizar na decoração.

Se o casamento for no campo aproveite para fazer muitas fotos ao lado das flores da estação.

Dificuldades

É a época mais concorrida do ano, por isso você deverá fechar tudo com uma antecedência maior.

Primavera é sinônimo de chuvas, por isso planeje com cuidado todos os detalhes e marque dia da noiva, igreja e recepção em locais próximos um do outro.

Dica:

- Se o casamento for na praia ou no campo tente marcar a cerimônia para o período da manhã ou final de tarde, pois estes horários o clima estará mais ameno e para evitar moscas na mesa do bolo e dos doces providencie tochas de citronela.


Casar no Outono

Alegrias

O Outono é uma época linda, no sudeste não chove tanto como na primavera e no verão e casamentos no campo dão um ar bucólico e romântico.

A temperatura está light e você poderá usar um vestido de verão com um bolerinho por cima para cerimônia e, depois, tirá-lo na festa.

Dificuldades

Pra mim não há dificuldades em casar no outono, só coisas boas. Tudo favorece o clima, o ar romântico, as opções de trajes para noivos e convidados, o cardápio do Buffet, etc.

Dica:

Utilize na decoração folhas secas e ofereça aos convidados pashiminas leves para o friozinho do fim de tarde ou da saída da festa na madrugada.

Casar no Inverno

Alegrias

No inverno o número de casamentos é menor, por isso alguns espaços costumam oferecer um desconto para quem casa nesta época.
Você não precisará se preocupar com chuvas de fim de tarde que são mais propícias na primavera e verão. Além disso, no inverno o céu é mais estrelado e favorece o clima romântico do casamento.

Dificuldades

O friozinho favorece os trajes dos homens, mas dificulta o drescode das convidadas e madrinhas.

Dicas:

- Utilize velas e cores quentes na decoração e distribua pashiminas ou xales aos convidados.

- Na mesa de doces use e abuse do chocolate em suas diferentes combinações.

- Escolha um vestido de manga longa ou com um bolerinho, você ficará muito elegante.

Lembrete:


Na hora de escolher o cardápio lembre-se que no verão aperitivos serão bem vindos enquanto no inverno é mais indicado pratos encorpados como caldos e cremes. Não se esqueça de oferecer opções para vegetarianos, crianças e pessoas com algum tipo de alergia alimentar.

Imagens: www.sxc.hu

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Igrejas & Guia de Noivos

Publicado por Joyce

02/09/2010

As igrejas tradicionais em casamentos oferecem aos casais um guia de noivos que contém uma lista de profissionais que são credenciados na instituição. Na maior parte das igrejas os noivos só podem contratar profissionais indicados no livreto. Há aquelas que são mais flexíveis e cobram uma taxa para quem não é credenciado. Por isso, antes de marcar a data é importante conhecer o trabalho e os valores dos profissionais indicados. É um trabalho chato, mas evita problemas futuros. Já vi noivas ficarem super chateadas, pois queriam contratar determinado fotógrafo e foram surpreendidas com a notícia de que deveriam pagar um valor adicional para o profissional trabalhar na igreja escolhida.

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