Na falta de um bom Plano B que tal um Plano A melhorado?

Publicado por Joyce

01/08/2013

Quem trabalha com eventos sabe que plano B é fundamental em qualquer tipo de evento. Para quem casa ao ar livre (praia ou campo) ter um bom plano B é essencial. O inconveniente é que o plano B nunca é tão legal quanto o plano A.
Normalmente o plano A tem uma vista incrível para um grande jardim ou para a praia e o plano B às vezes é um puxadinho coberto. Na falta de um bom plano B faça como Luana Piovani e tenha um Plano A melhorado.

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Se a previsão for garoa ou chuva leve e o casal do tipo tranquilo até dá para celebrar um casório como na foto acima. Só não esqueça de providenciar guarda chuvas adequados e iguais para não virar carnaval...rs 

casamento luana piovani, chuva casamento

De qualquer maneira vale reforçar a dica: Não feche o local da sua cerimônia e festa sem pensar como seria se o casamento fosse em um dia de chuva ou frio.
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Por que os Noivos contratam nossa Assessoria

Publicado por Joyce

24/07/2013

Essa semana estamos com posts dedicados exclusivamente aos noivos. Meninas, sorry, essa semana vocês não verão vestidos, maquiagem, buquês porque sinto que estou em falta com os meninos.

Aqui na empresa a gente atende noivos de diferentes perfis, os super participativos que paltpitam em tudo, os que palpitam mais em itens específicos como dj, banda e bebidas e os poucos participativos no quesito casamento. Mas o que eu percebo é que os noivos da Mariée são noivos que curtem os preparativos do casório (talvez não na mesma intensidade das garotas - até porque é difícil acompanhar...rs), e os que curtem menos contratam a gente porque querem, principalmente, deixar as noivas mais tranquilas e menos estressadas. Sinceramente, acho que o noivo fechar um item que ele não considera tão importante só para agradar a noiva é sim uma grande prova de amor.

Certa vez cheguei a ouvir de um noivo fofo que contratou assessoria do dia o seguinte: "Joyce, depois que contratamos você tudo mudou. Ela estava bem ansiova com os detalhes e eu não tinha muito como ajudar com flores, cor de forminha, essas coisas. Se eu soubesse tinha te contratado desde o começo".

  • No início pode até parecer que os noivos que contratam assessoria do dia ou completa não estejam tão preocupados com esse item, mas depois de uma conversa logo passam a achar o trabalho da assessoria essencial. Afinal, quem vai verificar se todas as garrafas de Whisky que ele levou foram realmente consumidas?
     
  • Quem vai checar se o bar está servindo mesmo caipirinhas com vodka Absolut?
     
  • Quem vai ajudar a resolver conflitos como, por exemplo, o fato daquele amigo super "brother" querer levar todo o time de futebol na festa? ou
     
  • Do primo super animado querer passar gravata quando ele mesmo não quer?
     
  • Quem vai atender as ligações dos fornecedores durante o horário comercial, quando está em reunião, para discutir detalhes do casamento?

     

Meninos, a noiva não dá conta de tudo. Antigamente todo mundo casava sem contratar assessoria de casamento porque os casamentos não tinha muitos fornecedores e eram mais simples (quando digo simples me refiro a logística e não ao orçamento da festa). A decoração era só flores nas mesas e era igual em todos os casamentos. Você não tinha atração no meio da festa, o topo de bolo era da 25 de março ou o buffet empresatava ou não tinha mesmo, você não escolhia mesa dos doces, armário para lembrancinhas, modelos de sousplat, mobiliário, cor de forminha, nada. Se o buffet atrasasse para servir o jantar era a mãe do noivo ou a sogra que entrava, com vestido de festa, na cozinha pra saber o que estava acontecendo. A informação vazava e a festa inteira ficava sabendo...

Por esses e outros motivos assessoria de casamento se faz ultra necessária. É a assessora que vai fazer um cronograma adequado para que seus convidados comam bem, bebam bem  e tenhão diversão do começo ao fim.
É claro que tudo isso tem um preço. A gente leva uma equipe competente com experiência em cerimoniais de casamento, existe um treinamento, exigimos postura adequada, simpatia,  capacidade de resolver conflitos, etc. Tudo para deixar sua festa social com cara profissional.

Então, noivo na hora de decidir se deve ou não contratar assessoria para o casamento avalie com cuidado todos os itens acima. E se quiser um bom cerimonial de casamento conte com a gente! 

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Site novo no Ar: Assessora de Casamento

Publicado por Joyce

16/05/2013

Pra você que procura uma assessoria / cerimonialista de Casamento em SP vale a pena conferir nosso novo site.
Acesse: www.assessoradecasamento.com.br e conheça nosso trabalho.

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Cortejo de Casamento: Estilo Americano

Publicado por Joyce

15/03/2013

O cortejo de casamento no estilo americano está sendo cada vez mais comum nos casamentos brasileiros. Aqui mesmo na Mariée já assessoramos diversos casais que optaram por esse modelo de cortejo, onde no altar as mulheres ficam do lado da noiva e os homens do lado do noivo. O cortejo de casamento estilo americano funciona assim:

  • Depois da entrada dos pais entram as madrinhas sozinhas e em seguida os padrinhos.
     
  • As madrinhas geralmente entram segurando um buquê diferente do buquê da noiva. Nossas noivas já fizeram buquês para madrinhas com mini rosas, tulipas e rosas com astromélias.
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  • As madrinhas do casamento estilo americano também costumam usar a mesma cor de vestido, onde a noiva pode escolher um mesmo modelo para todas ou escolher somente a cor e deixar que cada amiga escolha o modelo que mais favorece seu corpo.
     
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  • Os padrinhos geralmente usam ternos com a mesma cor da gravata.
     
  • No altar as madrinhas ficam do lado da noiva e os padrinhos do lado do noivo.
     
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  • Os pais podem ficar sentados na primeiros fileira ou podem ficar em pé no altar com os padrinhos. Se ficarem no altar os pais da noiva ficam do lado esquerdo e os pais do noivo do lado direito.
     
  • O cortejo do casamento americano funciona super bem para noivas e noivos quem tem bastante amigos solteiros ou que desejam convidar determinada pessoa sem ter a obrigação de convidar o conjuge ou namorado para padrinho.
     
  • Nas fotos de protocolo com padrinhos não há fotos de casais e sim de todos juntos. Pode ter também uma foto só com as mulheres e outra só com os homens. 

  • casamento estilo americano
    Imagens: Oncewed 
     
  • Fotos com pais da noiva e do noivo podem ser separadas por casais.

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Lapela do Noivo: Conheça o jeito certo de colocar

Publicado por Joyce

24/07/2012

Como cerimonialista fico muito chateada quando vejo uma foto que a lapela do noivo foi colocada de forma incorreta. Infelizmente isso acontece muito, principalmente com os casais que deixam o cerimonial do casamento a cargo do assessor do buffet.

lapela do noivo

A foto abaixo é de um site americano e a lapela está colocada de forma incorreta.
Ela jamais deve ser colocada no bolso do traje do noivo. Veja como fica feio.

lapela do noivo

Outro erro super comum é esconder o cabinho da flor na lapela.

 

O jeito certo é colocar o alfinete só na parte de trás do caule da flor para que o alfinete não apareça.
Abaixo duas imagens onde eu coloco corretamente a lapela no traje do padrinho.



Abaixo outra foto de uma lapela colocada corretamente, no local certo e com o cabinho aparecendo.

A lapela é um item importante, pois se ela estiver mal colocada a foto ficará horrorosa, passará a impressão de noivo e padrinhos desleixados, quando são eles quem devem ser os mais arrumados do casamento.
Agora se você não quiser se preocupar com esse detalhe contrate nossa assessoria para o dia do seu casamento.  #Ficadica

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Natália e Patrick: Cerimonial do Casamento em P&B

Publicado por Joyce

27/04/2012

Eu já mostrei nesse post aqui a decoração do casamento da Natália e do Patrick. Hoje eu vim mostrar algumas imagens em P&B do casamento deles. Nós cuidamos do cerimonial do casamento que foi realizado na residência da irmã da noiva. 
Toda vez que eu vejo as fotos de um casamento onde eu fui a cerimonialista eu relembro um pouquinho de como foi fazer a assessoria no dia do tão esperado casamento e fico cada dia mais feliz ao ver quanto carinho nossos noivos tem depositado no grande dia. Quanto mais o tempo passa mais eu percebo que o que faz um casamento se tornar único são os detalhes e o amor. 
Essas fotos em preto e branco ilustram bem o sentimento dos noivos no tão esperado Dia do D ;)










Imagens: Andrea Dias / Cerimonial: Mariée Produção de Eventos

Com o assessora coruja eu não podia deixar de comentar: 
Casamento lindo, não?

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5 Perguntas para decidir se você deve ou não contratar Assessoria do Dia para o seu Casamento

Publicado por Joyce

13/12/2011

Muitos casais que organizam o casamento sozinhos ficam em dúvida se devem ou não contratar assessoria para o dia do casamento. Na minha opinião assessoria do dia é indispensável, mas é claro que eu sou suspeita para falar. Para ajudar a resolver esse impasse listei 05 perguntas para se fazer na hora de decidir se deve ou não contratar a Assessoria do Dia para o seu casamento.

  • 1. Quem vai organizar e orientar o cortejo da cerimônia?
    A assessora de casamento organiza os padrinhos e daminhas para entrada na cerimônia e orienta sobre a forma de cumprimentos, além de todo o roteiro do cerimonial. Se for preciso a assessora de casamento faz um ensaio prévio com pais e padrinhos para que estejam mais tranquilos no dia do casamento. Algumas igrejas tem cerimonialista própria (a Nossa Senhora do Brasil e a São José do Jd. Europa são assim) e não aceitam assessora de fora. Há igrejas que não se opõem sobre a contratação de uma cerimonialista do casal. Nesses casos a gente até trabalha em conjunto com a assessora da igreja.   
     
  • 2. Você se preocupa com o fato da decoração estar do jeitinho que você sonhou?
    A contratação de uma assessora para o dia do casamento te deixará tranquila para curtir o seu dia da noiva sem se preocupar se a decoração está de acordo com o que você fechou, se os bem casados foram entregues no horário combinado, se a bebida está gelada, etc. A assessora de casamento não pode se responsabilizar pelo trabalho de outros prestadores de serviço, mas pode ajudar a solucionar imprevistos que surgirem na montagem ou durante a festa.
      
  • 3. Você acha que após a festa você ou seu noivo podem ficar com dúvidas se a quantidade de bebidas que foram consignadas ou compradas foram realmente consumidas? ou Se a quantidade de quebras que o buffet informou realmente aconteceu? 
    Se a resposta para estas perguntas for sim, você deve pensar em ter um profissional com expertise coordenando sua festa. A assessora de casamento confere junto ao buffet a quantidade de bebidas que foram entregues e consumidas durante a festa.
    Uma assessora no dia do seu casamento também garante que a sobra dos acessórios que não foram entregues na pista de dança sejam devolvidos ao casal. Além disso, ao término do evento a assessora verifica a quantidade de quebras de materiais no salão e passa um relatório final para os noivos.
     
  • 4. Você tem dúvidas sobre as etapas do casamento? O seu buffet deixa um coordenador para cuidar do serviço de alimentos e bebidas e outro para cuidar do cerimonial do seu casamento?
    A assessora de casamento é responsável por controlar os horários de alimentação do casal e dos convidados (entrada, prato principal e sobremesa), organizar o momento para entrada dos noivos na festa, coordenar junto a equipe de fotografia a hora certa para as fotos de protocolo como brinde do casal, corte do bolo, fotos com pais e padrinhos, momento de jogar o bouquet, etc.

    Alguns espaços oferecem ao casal um coordenador para a festa de casamento, muitas vezes esse coordenador é responsável por cuidar de todo o processo: alimentação, bebidas, supervisionar limpeza, cuidar do cerimonial, etc. Se este for o caso do seu espaço: Cuidado. Um profissional que faz tudo não consegue cuidar com detalhes de nada. Se você contratar uma assessora para o casamento ela levará uma equipe de no mínimo 3 pessoas e cada assistente será responsável por um setor: alimentos e bebidas, supervisão da limpeza do salão/toaletes e mesa dos doces e cuidados com os noivos como: retoque da maquiagem da noiva/ ajuda para tirar o véu/ prender o vestido/ verificar se é necessário repor a bebida das taças dos noivos, entre outras funções.  
     
  • 5. Quem vai cuidar da montagem da mesa de bem casados? Quem vai entregar sapatilhas/chinelos? Quem entregará as lembrancinhas? A equipe de decoração cuidará das flores, do lounge e dos bem casados? A equipe do espaço é grande suficiente para cuidar da entrega dos acessórios de pista de dança/ havaianas e lembrancinhas?
    Se você ficou na dúvida pense seriamente em contratar pelo menos uma  assessoria para o dia do casamento. As assessoria oferecem equipe adequada aos detalhes do seu evento.    
      
  • A contratação de uma assessoria para o dia do seu casamento custa menos que 5% do valor da festa. Se você analisar bem é um custo baixo para ajudar a apagar possíveis incêndios que acontecem em qualquer evento, seja ele social ou empresarial. 

    "A perfeição é feita de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe". (Michelangelo)


Não deixe que o seu dia tão esperado fique prejudicado por ter não ter um profissional qualificado cuidando dos detalhes do seu casamento.
Para assessoria completa ou do dia do casamento entre em contato com a gente informando detalhes do seu evento: contato@assessoriadiadocasamento.com.br

Um beijo,

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Jeito certo de segurar o bouquet...

Publicado por Joyce

04/04/2011

Girls, aulinha de cerimonial: Pode parecer desnecessária, mas não é. Vocês sabiam que existe uma fórmula mágica para segurar o bouquet de noiva? O jeito certo vai te deixar segura, com fotos lindas e sem parecer tão nervosa.

  • Errado 

como segurar o buque
Imagem Vitalic Photo

 Vocês notaram que o jeito que a noiva segura o buquê é o que mais chama atenção na foto? Parece que o buquê caiu na mão dela e ficou.
Por ser um casamento de dia o vestido da noiva foi simples, sem brilho. Mas se o vestido tivesse cristais swarovski ou uma faixa eles não apareceriam.

  • Errado

como segurar o buque
Imagem: Once Wed

A noiva da foto acima trouxe o buquê pra frente do vestido e impediu todo mundo de notar as aplicações no vestido de noiva. Isso é muito comum quando a menina a fica nervosa antes de entrar na cerimônia.  

  • Certo 

como segurar o bouquet de noiva
Imagem Vitalic Photo

Na saída com o noivo parece que a noiva da foto 1 relaxou e olha como a foto fica diferente. Linda! A gente nota o vestido, o buquê e a saída feliz do casal.

Pra não errar:

  •  Posicione o pulso no ossinho localizado na lateral da cintura. Isso fará com que você saia linda nas fotos e que todo mundo repare no bouquet, no vestido e em você.
  • Se você estiver muito, muito nervosa, tente encostar o pulso e o antebraço na lateral da cintura.  Fazendo dessa maneira sua mão ficará "segura" e não levará o buquê pra frente do vestido. A mão firme na lateral da cintura também fará com que você não trema o bouquet durante sua entrada.


Se por ventura você esquecer do jeito certo não tem problema. O importante é curtir o momento, pois passa muito rápido.
De qualquer forma o cerimonial sempre orienta a noiva na porta da igreja sobre a posição do buquê. A gente arruma também o véu e a cauda do vestido para que na hora H você fique linda na sua entrada triunfal. Afinal, a entrada da noiva é sempre a mais esperada.  

Se precisar de ajuda com seu dia D entre em contato com a gente.

Um beijo,

Joyce / @diadocasamento

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Cerimonial de Casamento Árabe

Publicado por Joyce

14/02/2011

casamento árabe

Essa semana falarei sobre Casamento Árabe que eu amo, por ser muito alegre e ter um cortejo cheio de simbologia. No cerimonial de casamento árabe focarei apenas na festa que costuma ter poucas variações de cortejo entre um casamento e outro.

O cerimonial de casamento árabe funciona assim:

Depois que os convidados se acomodaram em suas mesas é servido um coquetel que tem a duração de aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo Homens com Espadas adentram o salão: O cortejo da festa inicia-se ao som do ritmo folclórico Zaffa, os homens entram no salão com a tradicional dança das espadas seguidos por bailarinas que realizam a Dança do Candelabro, as bailarinas (normalmente duas) conduzem o cortejo do casamento levando um candelabro na cabeça, com isso acredita-se que este rito ilumine o caminho do casal, é uma forma de trazer-lhes felicidades. 

casamento arabe
Imagem: Juliana Pessoa

A roupa para esta dança deve ser mais discreta, mas em geral quem determina a roupa das bailairinas é o casal. Sendo assim elas podem usar um vestido (que cobre todo o corpo) com lenço de cintura, dando certo mistério a dança, ou o véu sobre a tradicional roupa de dança do ventre.

casamento arabe
Imagem: Fábio Oliveira

Depois de uns 3 minutos de música os noivos são recebidos ao som do derbake e aplausos dos convidados. Eles realizam a primeira dança do casal ao som de música árabe, previamente escolhida.

casamento árabe 
Imagem: Edu Federice

Recomenda-se que ao final da dança, os noivos apaguem todas as velas do candelabro das bailarinas para receber sorte.

Em geral, depois da dança do casal, o coquetel volta a ser servido aos convidados e nossa equipe acompanha os noivos nas fotos de protocolo de corte do bolo, brinde e fotos com pais e padrinhos. 

Após as fotos de protocolo o jantar é servido. Ao término do jantar a banda árabe dá prosseguimento a festa e temos a tradicional dança das cadeiras ou a dança onde os convidados levantam os noivos

casamento arabe
Imagem: Juliana Pessoa

além da animada roda de Dabke, que costuma deixar os convidados pra lá de animados.

Enquanto a festa rola solta nossa equipe de cerimonial continua trabalhando na entrega de badulaques na pista de dança (que por ser um casamento árabe pode ser entreques lenços de quadril ou véus para as mulheres e acessórios de cabeça árabe para os homens),

casamento arabe
Imagem: Juliana Pessoa

Coordenamos a saída da banda e entrada de outra atração, cuidamos da reposição dos doces, do momento certo para a noiva jogar o buquê e entregamos as lembrancinhas do casamento.

Ao término do evento ainda tem a separação dos itens que sobraram e acomodação nos carros autorizados pelos noivos, contagem de bebidas, doces e etc...
Então, você já sabe: Para assessoria e cerimonial de casamento árabe conte com a gente.

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Sobre pajem e daminha de casamento

Publicado por Joyce

07/02/2011

Girls, algumas coisinhas importantes que devem  ser levadas em consideração na hora de escolher o pajem e as daminhas do casório:

  •  Idade ideal

A idade ideal é a partir dos 5 / 6 anos de idade, pois em geral a criança já entende o que ela está fazendo.

  • Idade não recomendada

Se vocês puderem evitar terem crianças com menos de 4 anos para este posto é melhor, pois na hora do casamento elas podem chorar ou simplismente "emburrarem" e não quererem entrar. Elas podem ser lindas, fofas e terem uma super importância para o casal, mas na hora H a gente nunca sabe como elas irão reagir. Se mesmo assim, vocês optarem por ter pajem e/ou daminhas de casamento menores de 4 anos é aconselhável ter um plano B em mente, tipo se o pajem não puder levar a aliança a daminha maiorzinha leva, etc.

  • Treinamento para os pequenos

A ideia de "brincar" de casamento, incentivando a criança a representar o que ela fará no dia do casamento ajuda bastante. No caso das floristas é válido presenteá-la com uma cestinha pra que ela já vá treinando pro dia do casório. 

  • Daminhas maiores

Também está acontecendo muito a entrada de daminhas maiorzinhas na faixa dos 11/12 anos. Na minha opinião é legal também, a única coisa que deve ser levada em consideração, nesse caso, é a roupa da daminha. Com 12 anos não fica bacana ela entrar com vestido cheio de frufus, é válido lembrar que ela já é uma pré-adolescente e provavelmente não se veste assim no dia a dia. 

  • Quem paga a roupa do  pajem e da daminha de casamento?

Essa parte é polêmica. O correto de acordo com a etiqueta é os noivos pagarem, entretanto o dia a dia tem mostrado que tudo deve ser feito a base de muita conversa.
Às vezes a mãe do pajem ou da daminha fica tão feliz com o convite que ela mesmo se prontifica a arcar com o custo de locação ou compra do traje. De qualquer forma, eu sempre recomendo que os noivos já estipulem no orçamento uma verba que deve ser destinada para este fim. Se por ventura a mãe da criança resolver pagar, ótimo, o casal usa este dinheiro para outra coisa. Afinal, casamento sempre reserva surpresas.

  • Histórias

Já aconteceu em casamentos de a criança chorar e não querer entrar, de entrar e parar no meio da nave, de entrar correndo e não dar tempo do câmera e do fotógrafo registrar as imagens, etc. 

Tem uma história super interessante de um casamento onde os pajens (eram 2) eram filhos do casal que já moravam juntos há algum tempo. O pequeno tinha uns 2 anos e o maiorzinho 6. Eles entrarem de mãos dadas(ówiinn) e tudo estava saindo conforme planejado, aí a noiva (mãe das crianças) se emocionou com a entrada deles (também quem não faria isso..), então o pequeno quando chegou no altar, viu que a mãe estava chorando e não entendia o porquê, neste momento ele começou a chorar também e perguntar porque ela chorava. O padre teve que pausar a cerimônia por cerca de 10 minutos, porque a criança não queria parar de chorar e quando parou não queria ficar longe da mãe.

A cena foi muito fofa e evidenciou o amor da mãe pela criança e vice-versa, todo mundo ficou emocionado. O desenrolar foi bem tranquilo porque o casamento aconteceu na igreja Santa Terezinha da Rua Maranhão e era o último do dia. O padre era bem calmo e conhecido do casal. Agora pensa, e se isso acontece em uma igreja "casamenteira" que tem mais 3 casamentos agendados depois do seu?
Por isso, eu sugiro a escolha de crianças com mais 4 anos.

Eu falo da preferência por ser maior de 4 anos, mas já aconteceu de duas daminhas entrarem juntas uma de 4 e outra de 6, como elas eram irmãs a de 4 nem cogitou a possibilidade de não entrar, ela estava tão feliz e contente que até parecia a noiva. Então, cada caso é um caso...rs rs

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