RSVP - Confirmação de Presença

09/05/2011

  • O que é?

O RSVP, abreviatura do termo em francês Répondez s'il vous plait (Responda, por favor) significa que o responsável pelo evento pede que o convidado responda se poderá ou não comparecer ao casamento.

  • Para quê serve?

O RSVP ou confirmação de presença serve para que os responsáveis pela festa possam se programar para atender todos os convidados adequadamente. Isso quer dizer: ter lugar para todos se acomodarem, ter comida, bebida e lembrancinhas suficiente para todo mundo, além de garçons e equipe de limpeza que atenda o número de convidados do evento.

Exemplos: Você contrata um buffet para 300 convidados, mas no dia do evento aparecem 350 pessoas, isso pode acontecer porque alguns parentes distantes estão namorando (e você não sabia) ou você convidou seus tios e “família” e não contou possíveis namorados/as dos seus primos, assim vai.
Em geral os buffets têm estrutura para atender até 10% a mais do que o contratado, acima dessa média o atendimento fica prejudicado.

  • Por que vale a pena fazer confirmação de presença:

Às vezes você tem certeza que determinadas pessoas virão ao seu evento, mas por algum motivo elas não poderão comparecer. Com o RSVP você fica sabendo antes...
Você descobre quem vai trazer acompanhantes.
Você consegue saber se deverá ou não aumentar o serviço contratado para o buffet e bar de caipirinhas. 

  • Quem faz a confirmação de presença?

Existem várias empresas que são especializadas nisso. Nós da assessoria de casamentos Mariée Produção de Eventos também trabalhamos com confirmação de presença, mas se você tem tempo disponível e se o número de convidados do seu evento for menor que 200 pessoas você mesmo pode fazer.

  • Com quanto tempo de antecedência devo fazer a confirmação de presença?

O ideal é checar com o buffet o prazo final para você confirmar o número de convidados. Aqui costumamos fazer RSVP dos nossos clientes com 20 dias de antecedência. Entregamos a lista completa 15 dias antes do evento.

  • Tipos de RSVP

Receptivo por site ou e-mail – convidado entra em contato por e-mail ou através de link do site da assessoria de casamento ou site dos noivos
Receptivo por telefone – convidado entra em contato por telefone para informar se comparecerá ou não
Ativo por telefone – noivos ou assessoria de casamento entram em contato (por telefone) com cada convidado para confirmar presença. É o modelo de RSVP que mais funciona em eventos. 

  • Porcentagem de faltosos

Em geral a estimativa de faltosos, mesmo com a confirmação de presença, gira em torno de 15 a 20% com relação ao número que foi fechado na lista de convidados.

  • Dica: Na hora de fechar assessoria do dia ou assessoria completa contrate também a confirmação de presença para seu evento. Isso garantirá um evento planejado e bem organizado.

Lembre-se: “A perfeição é feito de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe” (Michelangelo)

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: rsvp casamento, rsvp, confirmação de presença, casamento, eventos, cerimonial casamento, assessoria de casamento

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

Adorei, ainda tinha dúvidas se era realmente necessário contratar uma empresa pra fazer as confirmações do meu casamento, depois desse texto tive certeza que é preciso. Parabéns pelo site, está me ajudando muito! Beijos Fabi
Postado às 11/5/2011 10:06:26 por Fabiana

Olha olha, estava fazendo uma consulta sobre R.S.V.P e cai no site de quem ein... Quanto tempo Jó, espero que esteja tudo bem! Em tempo, quem vos fala é o Erick da UniSant'Anna! Bj
Postado às 9/8/2012 20:37:16 por Erick Neves

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: